O que é a Visão Preterista

Por Ed Stevens

O Fim do mundo está próximo? Estamos vivendo nos últimos dias? O retorno de Cristo está à mão? A história registra uma sucessão de homens proclamando que o fim está próximo, porém o fim tão esperado nunca chega. Previsões após previsões não se concretizam, e falsa esperança após falsa esperança desilude a comunidade cristã. Muitos cristãos têm perdido a esperança, e já muitos estão buscando por explicações satisfatórias. Alguns foram tão desiludidos que chegaram a abandonar a fé por completo. E a mídia e meios de comunicação seculares desacreditam o cristianismo ainda mais por estas coisas. Alguma coisa está terrivelmente errada com as visões tradicionais da profecia bíblica. Há uma grande necessidade de re-examinar toda a questão das Últimas Coisas.

A profecia bíblica pode ser entendida, mas as opiniões futuristas têm ficado muito aquém, por muitas razões: a sua abordagem física extrema / literalista, sua aparente incapacidade de distinguir entre a linguagem figurativa e literal, e sua incapacidade de ter devidamente em conta o contexto histórico-gramatical-cultural das profecias (especificamente o que elas significaram para seu público original). Mesmo a passagem profética mais difícil ganha vida quando abordada corretamente. É hora de olhar para algumas alternativas, e a visão preterista é um ótimo lugar para começar.

"Preterista" significa de cumprimento passado, e "futurista" significa de cumprimento futuro. Preterista significa, basicamente, o oposto de futurista. Futuristas acreditam que a maioria das profecias (especialmente as três principais -. Parousia, ressurreição e julgamento) ainda estão para ser cumpridas. Preteristas acreditam que a maioria ou toda a Profecia Bíblica (especialmente os três grandes eventos) já foi cumprida em Cristo e na contínua expansão do Seu Reino. A maioria dos futuristas realmente ainda não acreditam que Cristo foi bem sucedido no pleno estabelecer de Seu reino.

A interpretação "preterista" da profecia bíblica tem sido mencionada diversas vezes em publicações como a revista Christianity Today, Christian News, Great Christian Books catalog, World Magazine, e muitas outras. Já há pelo menos um programa diário de rádio de ensino a partir da perspectiva preterista e diversas publicações mensais e trimestrais. Dezenas de livros preteristas, folhetos, fitas de vídeo e áudio foram produzidos e muitos mais estão a caminho. Ele está começando a captar significante atenção do público, e está  crescendo consideravelmente. É compatível com as crenças essenciais de todos os cristãos, e já está representado em quase todas as denominações protestantes e da Igreja Romana.

Quando é que Cristo volta? Esta questão é relevante, e pode ser respondida pela escritura. Jesus parece ter respondido de forma muito clara nestas passagens (Mateus 10:23;. Matt 16:27,28;. Matt 24:34). Você já se perguntou por que os cristãos do primeiro século esperavam que Jesus voltasse nos dias deles, e de onde eles tiraram essa expectativa? Dê uma olhada no extremo senso de iminência nestas passagens: Tiago 5:8,9; 1 Ped. 4:7; Matt. 10:23; Matt. 16:27,28; Matt. 24:34. Estes versos sempre incomodaram estudantes da Bíblia, e têm sido usados pelos teólogos liberais para atacar a inspiração das Escrituras. Eles argumentam que essas passagens não foram cumpridas quando deveriam ser (a geração do primeiro século), então Jesus e os escritores do Novo Testamento falharam em suas previsões e não estavam, portanto, inspirados. Mas estes versos apontam para a vinda de Cristo, em algum sentido em conexão com a queda de Jerusalém em 70 DC. Assim, as previsões de Jesus foram cumpridas. Ele não deixou, nem precisamos nos engajar no malabarismo teológico para tentar explicar o aparente atraso ou adiamento de seu retorno. Foi o que aconteceu bem na hora. Muitos sabiam que a destruição de Jerusalém em 70 dC foi importante no esquema de redenção de Deus, mas nunca entenderam o seu pleno significado. Tem a ver com a consumação do plano da redenção. Os eventos finais do drama redentor veio a acontecer no primeiro século dentro da geração dos apóstolos (antes de 70 dC). O reino de Cristo está aqui agora. O Paraíso foi restaurado em Cristo (espiritualmente falando). Cristo venceu todos os seus inimigos e nos deu o Reino.

Essa visão oferece uma visão de mundo muito mais positiva e realista. É conservadora, consistente, otimista, responsável e confiável. E nos enche de motivação para viver a vida cristã, ou evangelizar o mundo. Na verdade, é a única visão que nos dá uma razão consistente para estarmos construtivamente envolvidos em tornar o mundo um lugar melhor a longo prazo, ao contrário do escapismo de curto prazo e da mentalidade da maioria dos futuristas.

A profecia bíblica absolutamente faz sentido quando é abordada a partir da perspectiva do cumprimento passado (preterista)! Ela coloca ênfase na natureza espiritual do Reino de Deus, não em sensações físicas, materialistas, e terrenas. Ela ensina uma salvação espiritual realizada em Cristo e na Igreja agora, ao invés de uma esperança frustrada por uma tipo de paraíso adiado para o futuro. Ela tem uma visão de mundo otimista que se envolve, faz uma diferença positiva, e acende uma vela, ao invés de amaldiçoar a escuridão, ansiando por um arrebatamento de fuga, ou se retirar da sociedade. Ele não se envolve e nem fica com olhos arregalados sobre especulações como fazem os futuristas. É apenas uma interpretação da Bíblia simples e direta.

Alguns dos grandes teólogos e estudiosos dos últimos 300 anos, têm sugerido a consideração da visão preterista, mas o cristianismo tradicional sempre esteve muito preso a idéia de que o Papa era o Anticristo ou alguma noção futurista semelhante. Mas isso mudou. Agora não somos tão ingênuos como eram quando William Miller, Darby, CT Russell, Rutherford, Scofield, Walvoord, e Hal Lindsey vieram. Um bombardeio constante de falsas predições nos tornou mais cautelosos.

A maioria dos teólogos cristãos na Europa adotaram há quase um século uma abordagem um pouco preterista, e nenhum deles a considerou heterodoxa. Um dos principais defensores da visão preterista na época foi James Stuart Russell (não confundir com o fundador das Testemunhas de Jeová com o mesmo sobrenome, Charles Taze Russell - não há relação). JS Russell (1816-1895) publicou um livro em 1878, intitulado A Parousia. Alguns teólogos líderes e porta-vozes cristãos disseram o seguinte sobre o livro e a visão preterista:

FW Farrar disse que o livro de Russell era "cheio de sugestividade". Charles H. Spurgeon, que não aceitou a visão preterista, no entanto, afirmou que o livro de Russell "lança muita nova luz sobre partes obscuras das Escrituras, e é acompanhado de tantas pesquisas críticas e detalhado raciocínio, que talvez não prejudique ninguém, e por outro lado, seja produtível para todos." 

Walt Hibbard (Presidente, Grandes Livros Cristãos) "Em vista das observações maravilhosas e perspicazes do Dr. Russell, nenhum estudante sério da escatologia bíblica deve tentar construir um esquema sistemático de eventos apocalípticos sem primeiro consultar esta obra do século 19, a Parousia." 

Gary DeMar (Presidente da American Vision) "Quantas vezes você já lutou com a interpretação de alguns textos bíblicos relacionados com o tempo da volta de Jesus, porque eles não se encaixam com um sistema pré-concebido da escatologia? A Parousia de Russell leva a Bíblia a sério quando nos fala da proximidade da volta de Cristo. Aqueles que afirmam interpretar a Bíblia literalmente, tropeçam no significado óbvio destes textos de tempo fazendo a Escritura significar o oposto do que declara de modo inequívoco. A Leitura de Russell é uma lufada de ar fresco em um quarto cheio de fumaça e hermenêutica espelho. " 

Dr. Kenneth L. Gentry, Jr. (Sr. Pastor da Igreja Presbiteriana Reedy River) "Apesar de eu não concordar com todas as conclusões de A Parousia de J. Stuart Russell, eu recomendo esta bem organizada, cuidadosamente discutida, e convincente escrita defesa do preterismo para estudantes sérios e maduros da Bíblia. Ele é um dos livros mais persuasivos e desafiadores que eu li sobre o assunto da escatologia e teve um grande impacto sobre meu próprio pensamento. O estudo bíblico-teológico da escatologia do Novo Testamento de Russel define um padrão de excelência." 

Dr. RC Sproul (Ligonier Ministrie) "Acredito que o trabalho de Russell é um dos tratamentos mais importantes sobre escatologia bíblica que está disponível para a igreja hoje. As questões levantadas neste volume com relação às referências de tempo (prazo) do Novo Testamento à Parousia são de vital importância não só para a escatologia, mas para o futuro debate sobre a credibilidade da Sagrada Escritura." 

Muitos que nunca conheceram ninguém mais tirou a visão preterista ter descoberto independentemente nas Escrituras, e estão encontrando profecia bíblica repleta de significado agora. Se você não tiver lido este livro ainda, é hora de você ler.