O Reino Eterno

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Parece haver bastante confusão em relação ao reino eterno de Deus. Jesus disse que a razão dos Saduceus não compreenderem a natureza da ressurreição era a falta de conhecimento das escrituras e do poder de Deus. Pedro disse em 2 Pedro 3 que alguns tinham dificuldade na compreensão da remoção do velho céu e da velha terra, e da vinda do novo céu e da nova terra. Quando alguém negligencia deliberadamente o estudo da palavra de Deus, obviamente não vai chegar à verdade.

Daniel 2:44 - Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre.

Em Daniel 7:13-14, Daniel afirma: 

Daniel 7:13-14 – Eu estava olhando nas minhas visões noturnas, e eis que vinha com as nuvens do céu um como filho de homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e foi apresentado diante dele. E foi-lhe dado domínio, e glória, e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.

O sonho de Nabucodonosor e a visão de Daniel não indicam dois diferentes reinos eternos, mas referem-se ao mesmo reino. Isaías também se refere a este reino em Isaías 2:1-2:

Isaías 2:1-2 - A visão que teve Isaías, filho de Amoz, a respeito de Judá e de Jerusalém. Acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor, será estabelecido como o mais alto dos montes e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações.

Então, em Lucas 1:31-33, o anjo disse a Maria:

Lucas 1:31-33 - Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai; e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.

Todas essas profecias se referem a esse reino eterno. Provavelmente uma das razões para tantas idéias diferentes sobre o reino e o tempo de sua criação é a respeito da sua natureza espiritual. Em 1 Coríntios 2:13-14, Paulo disse:

1 Coríntios 2:13-14 – As quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Os judeus rejeitaram Jesus como o Messias porque ansiavam um rei e um reino físico. Os saduceus em Mateus 22 cometiam o erro de compreensão da ressurreição, porque eles só pensavam em termos físicos. Nicodemos teve problemas com a declaração de Jesus de que para entrar no reino de Deus era preciso nascer de novo. Nicodemos pensava apenas em termos físico, mas Jesus indicou que se tratava de um renascimento espiritual. Por favor, note que o escritor não está dizendo que não havia obediência física envolvida. Jesus disse nascer da água e do espírito. 1 Pedro 3:21 diz:

1 Pedro 3:21 - Que também agora, por uma verdadeira figura-o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo,

Jesus disse que esse renascimento é uma obrigação para entrar no reino. Enquanto o homem só pensar em termos físicos, ele não pode compreender a natureza do reino eterno, e, portanto, atrairá muitas conclusões erradas sobre o cumprimento das profecias sobre esse reino. Se o reino de Cristo é espiritual, então a primeiro pensamento deve ser espiritual. Jesus disse a Pilatos em João 18:36-37:

João 18:36-37 – Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; entretanto o meu reino não é daqui. Perguntou-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.

É bastante óbvio que Jesus estava indicando que seu reino era espiritual e não físico. Em Lucas 17:20-21, quando perguntado quando o reino viria, Jesus respondeu:

Lucas 17:20-21 – Sendo Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, respondeu-lhes: O reino de Deus não vem com aparência exterior; nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo ali! pois o reino de Deus está dentro de vós.

Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: O Reino de Deus não vem de modo visível, nem se dirá: Aqui está ele, ou Lá está; porque o Reino de Deus está entre vocês.

Paulo em 1 Coríntios 15:50 diz que nem a carne e nem o sangue podem herdar o reino de Deus. Com um conceito adequado da natureza do reino, o tempo não é tão complicado. Todas as objeções de aceitar as declarações de tempo são claramente feitas com base em certos acontecimentos que não tenham acontecido fisicamente. Haviam algumas coisas físicas que estavam previstas para acontecer, e que aconteceram, mas se enxergarmos tudo de uma forma física, então cairemos no mesmo dilema que Nicodemos. Em Hebreus 12:18-29 o escritor compara a Vinda do Sistema da Lei, Antigo Pacto, o Reino israelita no Monte Sinai, com a Vinda do Sistema da Nova Aliança, e para a cidade celestial (espiritual) no Monte Sião. Os versículos dizem:

Hebreus 12:27-28 – As palavras ainda uma vez anunciam o desaparecimento de tudo o que participa da instabilidade do mundo criado, a fim de que subsista o que é inabalável. Visto que recebemos um reino inabalável, guardemos bem esta graça. Por ela, sirvamos a Deus de modo que lhe seja agradável, com submissão e temor.

O Versículo 27 diz que as coisas que podem ser abaladas, serão removidas, e o que não pode ser abalado (o reino espiritual) permanecerá. Uma vez que o escritor está comparando o sistema antigo e tudo o que está envolvido, o templo e sacerdócio, etc, com o novo sistema com o templo espiritual, sacerdócio, etc, seria ilógico esperar uma observação física. Pode-se ver que o templo foi destruído e o sacerdócio removido em 70 DC. Se você realmente acredita em Deus, você pode ter certeza de que Cristo veio em seu reino eterno. Caso contrário, Deus deixou o seu povo, sem uma casa. (Veja 2 Coríntios 5:1-8). Há muitas coisas que são aceitas pela fé. Não se pode ver fisicamente o perdão dos pecados, mas com a obediência física, pode se estar assegurado pela fé que Deus perdoou. Agora olhe para as declarações de tempo. Em Daniel 2:44, Daniel disse: Nos dias destes reis, o Deus do céu estabelecerá um reino. Ao interpretar o sonho, ele diz que Nabucodonosor foi o primeiro dos quatro reinos. O reino eterno deveria ser criado nos dias dos reis do quarto reino.

A maioria concorda que isto ocorreu nos dias do império romano. Agora o que Isaías escreveu:

Acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor, será estabelecido como o mais alto dos montes e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. (Isaías 2:2).

Que Últimos Dias? No versículo 1 ele disse que era a palavra que Isaías viu a respeito de Judá e de Jerusalém. Em Isaías 65:17-18 Deus revela:

Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão: Mas alegrai-vos e regozijai-vos perpetuamente no que eu crio; porque crio para Jerusalém motivo de exultação e para o seu povo motivo de gozo.

Lembra-se de Hebreus 12:18-29, onde o sistema que surgiu no Monte Sinai (Judá e Jerusalém) estava prestes a ser substituído pelo novo Sistema Espiritual, a Jerusalém Celestial? Assim seria nos últimos dias do antigo que o novo seria estabelecido. Agora, para ser um pouco mais específico, olhe para os escritores do Novo Testamento. Jesus disse em Mateus 16:28: Em verdade vos digo que alguns dos que aqui estão não provarão a morte até que vejam o Filho do Homem vindo em seu Reino." Alguns podem dizer que foi no dia de Pentecostes, no entanto Jesus não veio em seu reino no dia de Pentecostes. Pedro disse no sermão de Atos 2 que Pentecostes era o cumprimento da profecia de Joel a respeito de Deus derramando Seu Espírito antes desse grande e glorioso dia. É também o cumprimento da promessa de Jesus de enviar o Consolador, o Espírito Santo, para orientá-los em toda a verdade e também dar-lhes poder para serem testemunhas dele. Jesus disse:

Mateus 25:31-34 – Quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória. E serão reunidas em sua presença todas as nações e ele separará os homens uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos, e porá as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então dirá o rei aos que estiverem à sua direita: 'Vinde, benditos de meu Pai, recebei por herança o Reino preparado para vós desde a fundação do mundo.

Quando Jesus disse que ele viria em sua glória com seus anjos? Olhe para Mateus 24:29-34. Jesus disse:

Mateus 24:29-34 – Logo após a tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem e todas as tribos da terra baterão no peito e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória. Ele enviará os seus anjos que, ao som da grande trombeta, reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma extremidade até a outra extremidade do céu. Aprendei da figueira esta parábola: quando o seu ramo se torna tenro e as suas folhas começam a brotar, sabeis que o verão está próximo. Da mesma forma também vós, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. Em verdade vos digo que esta geração não passará sem que tudo isso aconteça.

Jesus deu duas pistas. Era para ser imediatamente após a tribulação e antes que aquela geração passasse. A tribulação é o que ocorreu na destruição de Jerusalém em 70 DC. Jesus disse que antes alguns deles morreriam, e que após a tribulação Ele estava vindo em seu reino com os seus anjos, ele dividiria os bons dos maus de todas as nações, e os fiéis herdariam o reino eterno. No Apocalipse, João vê as coisas que brevemente devem acontecer no primeiro século. No capítulo 11 versículo 15, ele diz: E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. Cristo veio em Seu reino eterno e espiritual nos dias daqueles reis, nos últimos dias de Judá e Jerusalém, imediatamente após a tribulação daqueles dias, (referindo-se ao cerco e a destruição de Jerusalém), antes que aquela geração passasse, e antes que alguns dos discípulos morressem. Aqueles que verdadeiramente creem Nele têm a vida eterna e se continuarem a acreditar, nunca morrerão. (João 11:25-26).

Autor: Don K. Preston - dkpret@cableone.net
Tradução: Daniel Plautz