O Trono de Davi

|
Os futuristas muitas vezes argumentam que é preciso haver um reino milenar após a volta de Cristo, porque há um promessa feita a Davi que nunca foi cumprida, ou seja, a aliança davídica. E isso tem que ser cumprido durante o reinado milenar depois que Jesus voltar. Eles estão se referindo a 2 Samuel 7.

Davi queria construir o templo, porém ele nunca o fez. Seu filho Salomão realmente construiu. As palavras que o profeta Natã deu a Davi são referidas como a aliança davídica porque era uma aliança que Deus fez com Davi. E em 2 Samuel 7:12 temos:

2 Samuel 7:12  - Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens. Mas a minha benignidade não se apartará dele; como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.

Esta era a promessa: Deus levantaria um da semente de Davi para sentar no seu trono, e teria um reino eterno. Esta era a base da expectativa de que o Messias viria da linhagem de Davi, e que iria sentar-se sobre o trono de Davi. Davi reinou sobre os gentios em seu redor. Os judeus no final do reinado de Davi, a última parte, estavam em paz porque seus inimigos estavam subjugados. Foi o período mais próspero na história de Israel. A idade de ouro da história judaica. Os judeus sempre olharam para frente na base dessa promessa de que Deus iria restaurar Israel para uma idade de ouro sob o Messias, filho de Davi, que seria um segundo Davi.

O dispensacionalista acredita que Deus vai fazer isso. Uma vez que Deus ainda não fez, ele deve estar pensando em fazê-lo quando Jesus voltar. Dizem, também, que quando Jesus veio pela primeira vez, ele não se sentou no trono de Davi, mesmo havendo a promessa, portanto ele deve voltar e fazer isso. E esta idade de ouro, dizem que será associada ao reinado de mil anos.
 
Eu percebo que há alguns problemas nessa passagem. Um deles e o problema principal é o versículo 14, onde se lê:

2 Samuel 7:14 - Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens.

Sabemos que Jesus não cometeu iniquidade e, portanto, ele não tem que ser castigado com vara de homens. Ele foi morto, na verdade, pelos pecados dos homens. Provavelmente isto deve ser entendido no sentido de que Jesus foi condenado à morte pelos homens, porque as nossas iniquidades cairam sobre ele. Ele não cometeu nenhuma iniquidade, mas foi-lhe "emprestado" as nossas iniquidades. Ele se tornou culpado de nosso pecado, a Bíblia diz em Isaías 53 versículo 6:


Isaías 53:6
- Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.

Toda a nossa iniquidade foi colocada sobre ele e ele foi tratado como se tivesse feito esses crimes. Isso pra mim resolve o "problema da iniquidade".

Agora, de volta à questão trono. Uma coisa interessante é que a interpretação futurista não pode ser verdade. A razão é que eles pensam que isto será cumprido depois que Jesus voltar. No entanto, a Bíblia ensina que na segunda vinda de Jesus, Ele vai levantar todos os justos mortos, e isso incluiria Davi. E esta profecia diz ainda que o reinado do filho de Davi, terá lugar, enquanto Davi estiver dormindo com seus pais. Ou seja, enquanto Davi estiver morto e em seu túmulo. O verso 12 é muito claro.


2 Samuel 7:12
- Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.

O texto não diz que será depois de descansar com seus pais. Temos que entender que quando Jesus voltar ele vai ressuscitar os mortos. Isso incluiria Davi. E se Jesus vai estabelecer o Seu reino após sua volta para cumprir essa profecia, então Davi não vai mais estar descansando com seus pais. Viram como esse raciocínio futurista é falho?
Esta profecia foi cumprida, enquanto Davi ainda estava morto, antes da ressurreição, portanto, antes da segunda vinda de Cristo. Mas quando e como? Bem, os apóstolos, que são os intérpretes inspirados do Antigo Testamento, nos dizem como.

Lucas 24:44-45 - E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.

Então, agora nós podemos olhar no livro de Atos e ver como eles entenderam o cumprimento da promessa davídica. 


Atos 2:29-34
- Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono, Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção. Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas. De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis. Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz:

Assenta-te à minha direita,

Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.

Saiba, pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. 


Portanto, que toda a casa de Israel saiba com certeza que Deus fez esse Jesus, a quem vocês crucificaram, Senhor e Cristo.

Pedro diz que Davi sabia que Deus havia prometido que um dos seus descendentes (Davi) sentaria em seu trono e seria o Cristo. Pedro estava falando bem claro para a casa de Israel que Deus fez através de Jesus exatamente o que Ele disse que faria depois de Davi. O que realmente aconteceu na entronização de Cristo à direita de Deus, Pedro interpreta como o cumprimento do que Deus disse a Davi que iria acontecer. É certo que a mão direita de Deus não é o mesmo trono que Davi sentou-se, mas, aparentemente, Pedro não teve nenhum problema em espiritualizar a profecia, e já sabemos por Lucas que Jesus tinha aberto os olhos dos apóstolos para entender as Escrituras.

O apóstolo Paulo também tem algumas ideias sobre isso. Em Atos 13:29, vemos o sermão de Paulo:
 
Atos 13:29-34 - E, havendo eles cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura; Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos. E ele por muitos dias foi visto pelos que subiram com ele da Galiléia a Jerusalém, e são suas testemunhas para com o povo. E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus; Como também está escrito no salmo segundo:

Meu filho és tu, hoje te gerei.

E que o ressuscitaria dentre os mortos, para nunca mais tornar à corrupção, disse-o assim: As santas e fiéis bênçãos de Davi vos darei.

Isaías 55:3
- Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi.

Observe como Paulo associa todas essas coisas com a ressurreição de Jesus. As fiéis bênçãos de Davi, o cumprimento das promessas feitas a Davi, foram realizadas por Jesus ao ressuscitar dentre os mortos e assentar à direita de Deus. Observe como Paulo está certo disso dizendo no versículo 32 que a promessa que foi feita aos pais, Deus cumpriu.

Paulo e os outros apóstolos não eram os primeiros a reconhecer isso. Em Lucas, capítulo 1 temos:

Lucas 1:31-33 - E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.

Mais tarde, Zacarias profetizou

Lucas 1:67-73 - E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e profetizou, dizendo: Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo, E nos levantou uma salvação poderosa Na casa de Davi seu servo. Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo; Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam; Para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança, E do juramento que jurou a Abraão nosso pai,

Tudo isso está associado com o nascimento de Jesus. Portanto, a aliança davídica foi cumprida.

Uma outra profecia do Antigo Testamento que é claramente cumprida no Novo Testamento, para que possamos seguir em frente com plena certeza de que a aliança davídica foi cumprida em Cristo, é Amós 9:11.

Amós 9:11-12 - Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade; Para que possuam o restante de Edom, e todos os gentios que são chamados pelo meu nome, diz o SENHOR, que faz essas coisas.

(Futuristas pensam que isto seja sobre a reconstrução do templo). Quando Amós escreveu isto o Templo estava de pé, além disso, o tabernáculo não equivale ao templo. O tabernáculo de Davi é uma referência à casa de Davi. A casa de Davi significa a dinastia de Davi. Este é o mesmo tipo da Casa de Davi que Deus disse que construiria em 2 Samuel 7 e na verdade foi cumprida 20 gerações depois de Davi. No entanto, a casa de Davi não compartilha o caráter de Davi. Seus descendentes, os reis da sua dinastia, eram corruptos, quase todos eles; e Deus não tinha nenhum respeito por eles. E Amós está realmente falando desta corrupção. Uma casa caiu. Mas Ele diz que nos últimos dias ele iria restabelecer a casa de Davi, pois haveria um novo rei digno desse título. E ele menciona que os gentios seriam subjugados por esse novo rei.

Deixe-me esclarecer como os apóstolos compreenderam isso. Em Atos 15, no concílio de Jerusalém, os apóstolos estavam discutindo se um gentio, para ser salvo, deveria se tornar judeu. No decurso do seu debate, Tiago fez uma observação muito significativa. Atos 15:13.

Atos 15:13-17 - E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me: Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo. Para que o restante dos homens busque ao Senhor, E todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, Diz o Senhor, que faz todas estas coisas,

O que Tiago está dizendo é que esta profecia sobre judeus e gentios se realiza no que somos dentro do reino e governo de Jesus. Eles sempre assumiram que, a entronização de Jesus à direita do Pai é o cumprimento dessa promessa sobre o reino davídico.
 
Traduzido por Daniel Plautz